Pensando nisso, criei os nossos conceitos-chave: são tópicos que escrevo no quadro sempre que entro em sala e nos quais toda a explicação se baseia. A maioria de nossas aulas sempre terá como pressuposto que vocês sabem pelo menos alguns dos conceitos-chave da aula anterior, quando não todos. Daí, a necessidade de serem plenamente compreendidos. Caso contrário, talvez não se consiga acompanhar o curso.
Lembre-se: quando coloco mais de um assunto em um mesmo conceito-chave, vocês tem que compreender cada um deles e também saber diferenciá-los com precisão.
Os conceitos-chave da aula passada foram:
1) modelo de Bohr;
2) quantização da energia;
3) níveis de energia (camadas);
4) camada de valência;
5) íons;
6) cátions e ânions.
Sendo assim, segue a lista completa dos conceitos-chave ministrados até hoje:
1) ciência;
2) ciências exatas;
3) química (o que é e quais seus objetivos);
4) matéria e energia;
5) estados físicos da matéria;
6) transformações endotérmicas e exotérmicas;
7) fases e componentes;
8) sistemas puros e misturas;
9) sistemas homogêneos e heterogêneos;
10) densidade;
11) ponto de fusão e ebulição;
12) como diferenciar substância pura de mistura;
13) métodos de separação: destilação, evaporação, filtração, decantação;
14) modelo atômico de Dalton;
15) elétrons;
16) modelo atômico de Thomson;
17) átomos e elementos;
18) moléculas e substâncias;
19) fórmula química;
20) índice e coeficiente;
21) substâncias simples e compostas;
22) reação química;
23) modelo atômico de Rutherford;
24) núcleo e eletrosfera;
25) prótons, elétrons e nêutrons;
26) p, n, é, A, Z;
27) representação AXZ
28) átomos isótopos, isóbaros e isótonos;
29) modelo atômico de Bohr;
30) quantização da energia;
31) níveis de energia (camadas);
32) camada de valência;
33) íons;
34) cátions e ânions.
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