A tensão que antecede o vestibular é muito comum aos candidatos, e pode atrapalhar o desempenho nas provas de acesso à universidade. Nesse sentido, conhecer o modelo de cada prova pode contribuir para aumentar a segurança e permitir que se preocupem somente em realizar um bom vestibular.
Essa semana, falaremos um pouco sobre o modelo de prova do CEDERJ, que levanta muitas dúvidas com relação à sua estrutura e que já custou a reprovação de muitos candidatos que não entenderam sua organização.
I – Sobre a aplicação da prova:
O vestibular CEDERJ acontece, tradicionalmente, duas vezes por ano. Logo, você pode fazer a prova em junho para começar a estudar no fim de julho ou em dezembro para começar no ano seguinte. A prova de ingresso é realizada em fase única e é aplicada em um só dia.
No próximo dia 16 de junho, será aplicado o vestibular para ingresso no segundo semestre de 2012, ou seja, quem for aprovado começará a estudar já em julho. Neste dia, você terá cinco horas (das 09 às 14 horas) para resolver as 40 questões de múltipla escolha compostas por quatro alternativas, a proposta de redação e cinco questões discursivas, lembrando sempre do tempo que deve ser reservado à marcação do cartão- resposta.
II – Estrutura da prova:
Agora que já falamos sobre os aspectos gerais da prova, veremos como ela está organizada. Você receberá do fiscal um único caderno contendo:
PROVA OBJETIVA: A prova objetiva é composta por cinco questões de múltipla escolha de cada disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Língua Estrangeira. Vale lembrar que não se deve fazer as duas provas de língua estrangeira, apenas inglês ou espanhol, conforme a escolha do candidato no momento da inscrição.
REDAÇÃO: O CEDERJ geralmente trabalha com a estrutura dissertativo- argumentativa, ou seja: o aluno deve discorrer sobre um tema, buscando persuadir o leitor acerca do ponto de vista do autor sobre o assunto tratado. É o que todos os alunos vêm estudando tanto nas aulas de Português quanto nas aulas de Redação do PVS até agora. Veja exemplos de propostas de redação em seu caderno de provas (CEDERJ 2012 e 2011) e no anexo I da apostila de Redação (módulo I). Aproveite para tirar eventuais dúvidas sobre o que é pedido consultando a tutoria a distância.
PROVA DISCURSIVA: Em outros vestibulares, como o da UERJ, por exemplo, normalmente as provas discursivas são aplicadas como segunda fase, com as questões divididas por disciplinas, e o candidato faz somente aquelas que são suas específicas, de acordo com o curso escolhido. O modelo do vestibular CEDERJ é um pouco diferente, o que costuma provocar confusão no candidato na hora da prova.
E quais são essas diferenças?
Primeiramente, a prova discursiva é realizada no mesmo dia da prova de múltipla escolha e redação. Após resolver as questões objetivas e a redação (comum a todos os candidatos), você encontrará as questões discursivas, na sequência do mesmo caderno de provas, que estarão divididas pelos cursos oferecidos pelo CEDERJ. O candidato deverá resolver somente as questões referentes ao curso escolhido no ato da inscrição. Por exemplo, se eu me inscrevi para Administração ou Administração Pública, farei somente as cinco questões referentes a estes cursos, como destacado em vermelho:
O mesmo vale para quem se inscreveu para todos os outros cursos. Abaixo, mais um exemplo. Agora para o curso de Ciências Biológicas:
III – Sobre as Específicas
Passadas as dúvidas com relação à estrutura da prova, pode surgir mais um questionamento: Mas se as discursivas são divididas por cursos, quais serão as matérias cobradas na minha prova? Observe na tabela a seguir as disciplinas cobradas de acordo com o curso para o qual você se inscreveu:
CURSOS ESPECÍFICAS
Tecnologia em Sistemas de Computação - Física e Matemática
Administração ou Administração Pública - História e Matemática
Licenciatura em Ciências Biológicas - Biologia
Licenciatura em Física - Física e Matemática
Licenciatura em História - História e Português/Literatura Brasileira
Licenciatura em Química - Química
Licenciatura em Matemática - Matemática
Licenciatura em Letras - Português/Literatura Brasileira
Licenciatura em Pedagogia - Português
Licenciatura em Turismo ou Tecnologia em Turismo - História e Geografia
IV – Tempo de Prova
Sabendo que a prova terá 5 horas de duração, você pode considerar a seguinte distribuição de tempo:
1h40min - Questões objetivas
1h30min - Redação
1h30min - Questões discursivas
20min - Marcação do cartão objetivo
Essa previsão conta que você faça um pequeno rascunho da redação e das discursivas, mas já responda à caneta no caderno de respostas. Se deixar para passar tudo à caneta depois de pronto à lápis, não conseguirá terminar a prova a tempo.
A pontuação do vestibular CEDERJ também difere dos vestibulares tradicionais, e pode parecer um pouco confusa quando você for conferir sua nota final. Em cada etapa da prova (objetiva, redação e discursiva), o candidato pode atingir o máximo de 100 pontos. A nota final será a média das notas atingidas nessas três etapas, podendo chegar, portanto, aos 100 pontos. Por exemplo, se o candidato atingir 60 pontos na prova objetiva, 75 pontos na redação e 70 pontos na prova discursiva, sua pontuação final pode ser verificada assim: (80 + 75 + 70) / 3 = 75 pontos.
Será eliminado do concurso o candidato que tirar nota zero na prova de múltipla escolha, redação ou prova discursiva. Então, faça a prova com muita atenção!
Não se esqueça! Leia o edital, leve o caderno de provas ao polo nesse sábado (26/05) e converse com seu orientador acadêmico. Apesar de faltar menos de um mês para o vestibular CEDERJ 2012.2, ainda há tempo para tirar dúvidas, identificar suas maiores dificuldades e treinar o tempo de prova, como já tratamos nas orientações passadas. Bons estudos!
Texto enviado pela Direção do PVS
Nenhum comentário:
Postar um comentário